Manoel Catonio Neto, homem de feição singela, que nas últimas cinco décadas, ajudou no desenvolvimento desta terra com sua determinação e trabalho, e acompanhou o crescimento imensurável deste chão, que através do seu carro de boi, lutou, batalhou e venceu, transformou-se ao longo do tempo em uma das Raízes de Arapiraca. Para sempre vivo em nossos corações!
Pau d’Arco: Árvore que se Renova é um documentário que homenageia a comunidade quilombola de Pau d’Arco, localizada em Arapiraca, Alagoas. Dirigido por Igor Machado e Anna Araújo, o filme explora a rica herança cultural e as histórias de resistência e superação dessa comunidade. Focado nas matriarcas Dona Terezinha, Dona Mocinha e Dona Maria, e na liderança contemporânea de Laurinete, Elizabeth e Israel, o documentário traça uma linha genealógica e afetiva que conecta passado, presente e futuro. Através de depoimentos, colagens e uma árvore genealógica simbólica, o filme celebra a força das mulheres e a continuidade das tradições, abordando questões como racismo e exclusão social, e exaltando a importância do respeito aos antepassados.
O documentário “DJ do agreste” conta a história de como Paulo Lourenço construiu e sustentou a trajetória de mais de 30 anos de resistência cultural.
Envoltos por uma pandemia, o homem e o palhaço se distanciam por mais de um ano de lona empoeirada. Agora, diante de um possível reencontro no picadeiro, o documentário “Biribinha: Na Fronteira do Riso” faz um mergulho nas memórias, reflexões e bastidores desse artista referência nacional de circo-teatro.