MOSTRA BRASIL

22 DE AGOSTO - QUINTA-FEIRA

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 ANOS

Vão das Almas

Direção: Edileuza Penha de Souza, Santiago Dellape
Ficção, 15 minutos, 2023, DF

No Quilombo Kalunga, a profecia da Matinta corta o vilarejo-fantasma do Vão de Almas como uma corrente de ar gelado: “Existem vários tipos de Saci. Pererê é aquele menorzinho, que prega peça. Saçurá faz maldade…”

Quarentena

Direção: Nando Sturmer, Adriel Nizer
Ficção, 06 minutos, 2022, PR

Brasil. É noite. Mãe e filho descobrem que não estão sozinhos durante a quarentena.

O Nada

Direção: André Ladeia
Ficção, 15 minutos, 2023, RJ

Um senhor moribundo recebe uma visita inesperada de um diabo, e precisa tomar uma decisão.

A fumaça e o diamante

Direção: Bruno Villela, Fábio Bardella, Juliana Almeida
Documentário, 5 minutos, 2023, GO

Na Aldeia Catrimani (Terra Indígena Yanomami) uma família se reencontra no pátio da aldeia após uma densa fumaça.

Ana Parideira

Direção: Juliana Barretto
Animação, 13 minutos, 2024, AL

“Ana Parideira” narra a história de uma mulher adulta, que experimenta sua vida reprodutiva de forma inesperada: em vez de bebês, ela pare flores.

Pássaro Memória

Direção: Leonardo Martinelli
Ficção, 15 minutos, 2023, RJ

Um pássaro chamado Memória esqueceu como voltar para casa. Lua, uma mulher trans, tenta encontrá-la nas ruas do Rio de Janeiro, mas a cidade pode ser um lugar hostil.

23 DE AGOSTO - SEXTA-FEIRA

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 ANOS

Mistérios do Nixipae

Direção: Renato Libanoro, Mawa Pey Huni Kuî
Documentário, 25 minutos, 2024, AC
O filme “Mistérios do Nixipae” retrata o surgimento da bebida do Nixipae (ayahuasca) na cosmovisão do povo Huni Kuî. Em uma linguagem híbrida entre ficção e documentário, o líder indígena Isaka Ruy nos guia em uma história que permeia o mundo dos encantados. Esse curta é resultado de um projeto socio-cultural de formação audiovisual na TI Katukina-kaxinawa, na floresta amazônica brasileira.

Feitiço

Direção: Khalil Charif
Documentário, 06 minutos, 2023, RJ
Um feitiço é lançado nas pistas de dança, e transforma a atmosfera. Uma combinação experimental de elementos, onde estímulos sensoriais e vestígios de um passado documental são capturados e lançados a um presente imaginário uma fabulação indo ao encontro do reencantamento com a vida, com o estar junto, entrelaçando convívio e libertação.

O prazer é todo meu

Direção: Vanessa Sandre
Ficção, 18 minutos, 2023, SC
Quando Amélia se dá conta que nunca teve um orgasmo em seus 76 anos de vida, tudo muda. Agora ela está decidida a ter um, custe o que custar.

Samuel foi trabalhar

Direção: Janderson Felipe, Lucas Litrento
Ficção, 16 minutos, 2024, AL

Na véspera de deixar a informalidade e ser contratado, Samuel é assombrado pelo seu instrumento de trabalho: a fantasia de engenheiro.

24 DE AGOSTO - SÁBADO

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 ANOS

Descarrego

Direção: Joana Claude
Documentário, 10 minutos, 2023, PE
Na busca pelo expurgo de uma memória ruim, Joana decide retornar ao espaço onde sofreu uma violência em 2013 para libertar-se do último gatilho que a prende ao fato passado – um guarda-roupas. Neste autorretrato, a diretora se apropria do caráter ensaísta do documentário como processo para lidar com os fantasmas interiores. Através de um ritual estabelecido a partir da rememoração dos fatos, ela confronta as próprias expectativas diante das cobranças suportadas como mulher.

Movimentos Migratórios

Direção: Rogério Cathalá
Ficção, 14 minutos, 2024, BA

Pedro é um imigrante que se esforça para se adaptar ao novo país. Quando uma andorinha cai em sua casa, ele se divide entre a rotina de busca por emprego e a tentativa de salvar a ave, enfrentando obstáculos que refletem a sua própria condição.

Castanho

Direção: Adanilo
Ficção, 20 minutos, 2023, AM

Morando no interior do Amazonas, a argentina María se divide entre duas vidas: na comunidade, onde convive com Dona Belém e seu filho, e nas viagens suspeitas que realiza.

Engole o choro

Direção: Fabio Rodrigo
Ficção, 12 minutos, 2023, SP

Na periferia de São Paulo, Anderson, de 17 anos, furta uma moto. Ele quer se tornar um homem dando um basta em anos de exclusão e rejeição, mas baterá de frente com o que nunca foi ensinado a lidar: seus sentimentos.

Bença

Direção: Mano Cappu
Ficção, 15 minutos, 2023, PR

Na cadeia a visita é sagrada, e um clima de felicidade toma conta do ambiente. Antônio (44), está ansioso para ver sua esposa, Vera (45), e saber notícias da família. Entretanto, ao caminhar rumo ao pátio de visita, sente o corpo gelar, um sentimento de dor corta o peito e seu mundo começa a ruir ao ver saindo de uma das celas Rodrigo (22), seu filho.

Cabeça de fogo

Direção: Lidiana Reis
Documentário, 09 minutos, 2024, GO

Diante de um cerrado cada vez mais degradado, Marta Narciso, moradora da Serra dos Pireneus, semeia palavras que nos convocam para uma conexão harmoniosa com a natureza, compreendendo seus sistemas, sons, cheiros e formas.

Obrigado

Sua inscrição foi realizada com sucesso!