Ponto de Cultura selecionado pelo MinC em 2013. O NAVI – Núcleo do Audiovisual de Arapiraca desenvolve ações de formação, fomento, produção, difusão e circulação do audiovisual e mídias digitais no município de Arapiraca (AL), na perspectiva da economia criativa e da transformação social a partir da formação de jovens em situação de vulnerabilidade social de bairros da periferia e comunidades rurais. Por meio de processos colaborativos em rede que articulam percursos formativos, trabalho criativo e ferramentas tecnológicas, o NAVI já realizou: oficinas de linguagem cinematográfica; técnicas de operação de câmera e captura de imagem; edição e montagem; captação, edição e mixagem de som; fotografia; produção cinematográfica; argumento e roteiros; oficinas para criação de cineclubes, realização de eventos, workshops, fóruns de debate e produção de peças audiovisuais, documentários e ficção. Entre 2016 e 2019 o Núcleo realizou a Mostra NAVI de Cinema Independente, projeto que cresceu e se tornou o Festival de Cinema de Arapiraca (2022).

Festival de Cinema de Arapiraca

festcine
Um espaço de encontro no interior de Alagoas, de interlocução e intercâmbio entre realizadores audiovisuais de todo o Brasil, impulsionando o mercado e as cadeias produtivas criativas, provocando a inovação artística, o fortalecimento das identidades locais.

A 1ª edição do Festival contou com uma programação inteiramente gratuita de mostras, oficinas, masterclasses, painéis,
debates e apresentações artísticas.

Dos aspectos técnicos, aos criativos. Do cinema de guerrilha, às orientações sobre participação em editais públicos e mercado audiovisual. O intercâmbio tem sido uma das principais estratégias de fomento da cena local, tendo a diversidade como um referencial fundamental nesse percurso.

Ao longo das diversas atividades de formação realizadas, novos produtos foram gerados, realizadores e realizadoras arapiraquenses adentraram ao universo cinematográfico, estrearam na telas e em festivais.

Como resultado do Curso de Produção de Documentário, realizado juntamente do SESC, sob orientação da equipe de instrutores do NAVI, os alunos do curso realizaram o curta Ana Terra (dir. coletiva, 2019), obra que participou e recebeu prêmios em diversas mostras e festivais.

Formação e capacitação audiovisual

Curso de Produção de documentário

Desde o início de sua estruturação as ações de formação têm sido o eixo central da atuação do NAVI em Arapiraca. São cursos teóricos, oficinas, masterclasses e vivências em set que fomentaram uma nova geração de realizadores na região.

NAVI nas Comunidades

Mostra NAVI nas Comunidaeds

Contemplada pelo Edital Algás Social, a iniciativa promoveu a realização de cinco oficinas teóricas e práticas de formação audiovisual das comunidades rurais de Arapiraca. As oficinas e os trabalhos dos jovens resultaram na produção de cinco curtas-metragens que foram exibidos uma Mostra.

As comunidades rurais do Sítio Serrote, Laranjeiras, Fernandes, Batingas e Pau D’arco foram as localidades escolhidas para terem suas histórias e personagens narrados em processos criativos coletivos e participativos.

O Homem das Coisas (2018) conta a história do Seu Edvaldo, morador da Comunidade Rural de Bananeiras.

Cada comunidade recebeu um curso que contava com um amplo escopo de disciplinas: Introdução à história do cinema; Linguagem audiovisual; Direção Cinematográfica; Fotografia cinematográfica; Som e música para cinema; Argumento e roteiro; Processos e técnicas para cinema e vídeo
Produção e captação de imagem e som.

Hoje a Mostra NAVI integra o Festival de Cinema de Arapiraca e tem como proposta curatorial exibir as produções audiovisuais que são produtos de processos formativos (formais ou informais) de todo o Brasil.

Desde a sua criação a Mostra tem sido um espaço de encontro para os realizadores da região debaterem sobre as especificidades de suas condições de produção e realização e, especialmente, de reflexão sobre os seus aspectos identitários.

A partir de sua segunda edição, a Mostra passou a ter como foco o cinema produzido no interior do Estado de Alagoas, buscando dar visibilidade para o Cinema produzido fora da capital.

Mostra NAVI de Cinema

mostra navi
A Mostra NAVI teve sua primeira edição em 2017 e foi idealizada para incentivar a formação de plateia e proporcionar a aproximação entre os filmes alagoanos (dando visibilidade a produção audiovisual arapiraquense também), os realizadores e o público.

CURTA-METRAGENS

Além de capacitações, ações formativas e exibições, o NAVI realiza produções audiovisuais, fortalecendo ainda mais a produção cinematográfica da região.

Obrigado

Sua inscrição foi realizada com sucesso!