ATIVIDADES DE FORMAÇÃO

INTERPRETAÇÃO PARA CINEMA

Descrição: fornecer ferramentas de atuação para cinema; conhecer mecanismos de teste de elenco; experenciar migrações de métodos de atuação: teatro ao cinema.

Público-alvo: atores, atrizes e estudantes
Período: 16 a 17 de setembro
Oficineira: Ticiane Simões
Horário: dia 16 das 09h às 17h – dia 17 de 09 às 12h

ACESSIBILIDADE NO CINEMA

Descrição: princípios básicos sobre audiodescrição e acessibilidade no cinema para pessoas com deficiência visual.

Público alvo: realizadores e técnicos em audiovisual
Vagas:
20
Período:
14 de setembro
Oficineira:
Lívia Couto
Horário:
13h às 17h

Local: Sala Multieventos SESC Arapiraca

CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA

Descrição: promoção da reflexão crítica e a escrita de textos sobre filmes.
Os alunos da oficina serão responsáveis em escrever críticas sobre os filmes das mostras oficiais e selecionar um filme para o “Prêmio da Crítica” do Festival de Cinema de Arapiraca

Público-alvo: cinéfilos e estudantes
Período: 08 e 09 de setembro
Oficineiras: Rosana Dias, Beatriz Vilela e Roseane Monteiro
Horário: dia 08 – 19h às 22h / dia 09 – 09h às 17h

Local: Biblioteca SESC Arapiraca

PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA NA EDUCAÇÃO

Descrição: Técnicas de produção audiovisual como ferramenta na educação.

Descrição: Técnicas de produção audiovisual como ferramenta na educação.
Público alvo: professores da rede pública de ensino
Vagas: 20
Período: 13 e 14 de Setembro
Oficineiro: Mário Zeymison
Horário: 13h30 às 17h

Local: Biblioteca SESC Arapiraca

Ficha de inscrição

CORPO DOCENTE

Ticiane Simões

Atriz, ensaísta, dramaturga e realizadora audiovisual. Graduada em Teatro na Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Formada em Dança Teatro e Dramaturgia pela Escola Viva de Guarulhos. Integrante e pesquisadora do NEPED – Núcleo de Estudo e Pesquisa das Expressões Dramáticas/CNPQ – UFAL onde coordena o Laboratório de Experimentos Cênicos. Trabalha com áudio visual desde 2011, nas áreas de atuação, preparação e direção de atores, direção e direção de arte. Fez direção dos filmes Estação Aquárius (2019) e Um Dia Ela Amanheceu Assim (2022) e direção de atores em Queima Minha Pele (Leonardo Amaral 2022) e O Primo Holandês (Nuno 2022). Realizou a direção de arte e a preparação de elenco no filme Deficiena, de Bruca Teixeira. Como trabalhos recentes, conta ainda, com a preparação e direção de atores nas vídeo-artes Menines de Mirian e Sussanna e Os Velhos, ambos dirigidos por Bruca Teixeira (2021).

 

Lívia Couto

Professora e Pesquisadora vinculada ao curso de Pedagogia Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas/Campus de Arapiraca, desde  2010. Leciona disciplinas voltadas à área de estudos de Gestão Escolar e Práticas Educativas, nos 7 cursos de Licenciatura da Ufal/Arapiraca; É Licenciada em Pedagogia com Habilitação em Administração Escolar pela UFPE (2004); Mestra em Educação com pesquisa desenvolvida junto à linha de pesquisa de Didática de Conteúdos Específicos (UFPE, 2007); e Doutora em Educação com  pesquisa desenvolvida junto à linha de pesquisa de Processos Educativos e grupo de pesquisa de Filosofia e Educação e Ensino de Filosofia (UFAL, 2020). Atualmente, integra os grupos de pesquisa Teoria Crítica, Emancipação e Reconhecimento (Tecer) e Filosofia e Educação e Ensino de Filosofia; e a Rede Interdisciplinar de Estudos sobre Violências (Riev). Tem produção acadêmica e científica voltada à perspectiva teórica da Inclusão Social, com destaque para a inclusão educacional, laboral e cultural de Pessoas com Deficiência, barreiras e acessibilidades concernentes;  Axiologia do Reconhecimento Intersubjetivo; Pedagogia Crítica; e Tiflologia, com ênfase na Audiodescrição, como ferramenta de acessibilidade comunicacional voltada ao público com deficiência visual.

 

Rosana Dias

Produtora Cultural, escritora, curadora, e professora. Graduada em Relações Públicas, especialização em Gestão Cultural: Cultura, Desenvolvimento e Mercado. Idealizadora dos Projetos A Jornada da Heroína e as Treze Anciãs (2020) e Mulheres no Audiovisual – Weboficina de Crítica cinematográfica (2021), Assistente de Produção do curta-metragem “Guia” (2023), Medição com Realizadores no XII Circuito Penedo de Cinema (2022), Oficina de Crítica Cinematográfica: “Escritas sobre filmes”, para o Circuito Penedo de Cinema (2022), Produção do I Festival de Cinema de Arapiraca (2022), Analista em Audiovisual e Produtora Cultural na Unidade Sesc Arapiraca (2011-2019), escreve para o site Alagoar. Direção de Produção Filme “O Canto”, de Izabella Vitória e Isa Magalhães (2022), Direção de produção do curta-metragem “Nós Duas” (2021), Webinário Alagoanas da Imagem (2020), Curadora na XI Mostra Sururu (2020), fez as coberturas: Circuito Penedo De Cinema (2020, 2021 ), Mostra Tiradentes de Cinema (2022 e 2023), Festival Audiotransvisual (2020), Circuito Penedo De Cinema (2021), PROJETO: Curta de Ficção “Entranhas” – Edital de Fomento ao Audiovisual Cine+, mediação no I Festival Alagoanes (2021).

 

Beatriz Vilela

Realizadora audiovisual e Doutoranda em Ciências Sociais na UFBA, faz parte da APAN, é membro-fundadora do Mirante Cineclube, coordena o Projeto de Extensão da UFAL “Cinema da parte alta”e está representando o segmento do audiovisual no Conselho Municipal de Políticas Culturais da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.

 

Roseane Monteiro

Doutoranda em História pela UFSC. Bacharela e mestra em História pela Ufal. Realizadora, curadora e produtora cultural. É membro do Mirante Cineclube e  associada da Apan (Associação dxs Profissionais do Audiovisual Negro). Compôs a curadoria da 9ª e da 12ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano e do I Festival de Cinema de Arapiraca (2022). É uma das idealizadoras e curadora da I, II, III e IV Mostra Quilombo de Cinema Negro e Indígena (2019, 2020, 2021, 2022). Foi professora nos cursos de curta duração em cinema no projeto Cine do Mangue (2021) e no PRONATEC EJA (2018). Participou do podcast Fuxico de Cinema (2021).

 

Mário Zeymison

Mestrando em Cinema e Narrativas Sociais pela Universidade Federal de Sergipe; Membro da Sociedade Brasileira de Cinema; Pesquisador na área de cinema e educação; Professor efetivo de Arte na Rede Estadual de Ensino em Alagoas; Realizador audiovisual independente.

 

Obrigado

Sua inscrição foi realizada com sucesso!