O 2º Festival de Cinema de Arapiraca ocorrerá entre os dias 13 e 17 de setembro de 2023, com nova edição no Arapiraca Shopping, colocando as produções da nossa terra – e também as de fora – na telona. É o lugar onde estamos inseridos sendo visto, absorvido, vivido, entendido, captado.

Até este domingo (6), a Comissão Julgadora do Festival, a partir de uma curadoria especializada na Sétima Arte, analisou os curtas-metragens enviados de todos os cantos do país, a partir da chamada pública feita no website do evento.

Gratuitas, as inscrições seguiram até 07/07, acolhendo curtas-metragens de até 25 minutos, com realização entre janeiro de 2021 e o início de julho de 2023.

O regulamento foi colocado no website do Festival, com ampla divulgação nas redes sociais oficiais (@festivaldecinemadearapiraca) e mídias locais. E o resultado, divulgado neste dia 06/08, igualmente inserido no Instagram do evento e no www.festivaldecinemadearapiraca.com/home/selecionados2023.

“Houve 1.005 inscritos para este certame, um número expressivo que mostra que o evento tem ganhado cada vez mais credibilidade. Estamos muito felizes! O Festival de Cinema de Arapiraca tem como objetivo primordial disseminar o cinema brasileiro e fomentar reflexões acerca da democratização e das potencialidades inerentes à produção independente, especialmente aqui em Alagoas e no Nordeste. É com grande satisfação que celebramos também a participação de produções vindas de todas as partes do país. Reconhecemos os desafios únicos de criar cinema no interior do Brasil, e vemos essa jornada como uma oportunidade crucial para firmar uma bandeira estética distinta nesse contexto enriquecedor e diversificado”, pontua Wagno Godez, um dos organizadores do evento e um dos fundadores do Núcleo Audiovisual de Arapiraca (NAVI), também à frente do Festival.

Confira logo abaixo:

MOSTRA NAVI DE CINEMA DE FORMAÇÃO

MOSTRA NORDESTE

MOSTRA BRASIL

MOSTRA INFANTIL

CURADORIA

A tarefa de curadoria em um evento cinematográfico como este desempenha um papel fundamental na criação de uma experiência rica e envolvente para o público. Ela envolve a seleção cuidadosa dos filmes que serão exibidos, a definição das temáticas abordadas em cada mostra e a organização de painéis, debates e atividades complementares.

Por isso, conheça abaixo os curadores(as) do 2º Festival de Cinema de Arapiraca, que teve um dos organizadores do evento e um dos fundadores do NAVI, Leandro Alves, coordenando os trabalhos durante todo o processo:

CURADORIA DA MOSTRA INFANTIL

Os três especialistas anteriores tiveram enfoque nas mostras competitivas. Já a de caráter infantil (não competitiva) recebeu o olhar e o apuro de um coletivo cultural local:

MOSTRAS TEMÁTICAS

Complementando as empolgantes exibições competitivas e não competitivas, o evento promoverá uma série de atividades enriquecedoras, incluindo oficinas, masterclasses e painéis de debates que abordarão temas cruciais do universo cinematográfico.

A programação deste ano se divide em quatro distintas mostras temáticas, cada qual com uma identidade única e um enfoque temático e/ou territorial específico, delineadas da seguinte forma:

MOSTRA BRASIL

A Mostra Brasil assume uma abordagem competitiva. Para que uma obra fosse aceita nesta mostra, a equipe responsável deveria ser composta por profissionais técnicos e artistas residentes em território nacional. Adicionalmente, o formulário de inscrição requeria que a produção do filme atestasse sua origem brasileira e/ou vinculação a uma produtora sediada no país.

MOSTRA NORDESTE

A Mostra Nordeste também adota um viés competitivo. A participação nesta mostra exigia que a equipe de produção fosse composta por indivíduos residentes na região Nordeste brasileiro. No formulário de inscrição, foi requisitada a declaração da produção sobre a origem nordestina da obra e/ou sua associação com uma produtora local.

MOSTRA NAVI DE CINEMA DE FORMAÇÃO

A Mostra de Cinema de Formação segue a mesma diretriz competitiva. Esta seção abrange filmes de formação provenientes de diversos contextos, contando com produções universitárias e aquelas provenientes de iniciativas culturais não-formais, projetos formativos e oficinas. No formulário de inscrição, a produção deveria atestar a natureza formativa da obra e/ou sua relação com o contexto abordado, anexando documentação que comprovasse essa característica.

MOSTRA DE CINEMA INFANTIL

Diferenciando-se por sua natureza não competitiva, a Mostra de Cinema Infantil – inédita no circuito deste ano – acolhe obras provenientes de todo o território brasileiro, representando uma variedade de temas e classificações indicativas adequadas ao público infantil. A produção deveria explicitar, no formulário de inscrição, que a obra pertencesse ao âmbito audiovisual infantil.

PROGRAMAÇÃO EM BREVE

Nesta edição, a celebração cinematográfica ganha ainda mais brilho com a introdução dos prêmios nas mostras competitivas. Os filmes que participarem destas mostras concorrerão em várias categorias de destaque, incluindo Melhor Direção; Melhor Interpretação; Melhor Fotografia; Melhor Som; Melhor Roteiro; Melhor Direção de Arte; e Melhor Montagem.

A premiação visa reconhecer e enaltecer as habilidades excepcionais e contribuições notáveis de profissionais em várias esferas da produção cinematográfica. Um motivo a mais para aguardarmos ansiosamente por uma edição emocionante e repleta de talento.

Desse modo, o 2º Festival de Cinema de Arapiraca ocorrerá entre os dias 13 e 17 de setembro de 2023, com nova aparição no Arapiraca Shopping, com vasta programação, a ser conferida em breve em seu website e redes sociais oficiais.

O evento é uma realização do Núcleo do Audiovisual de Arapiraca (NAVI), por meio da Associação de Artistas de Massaranduba (AAMA), sendo produzido pela Arte Camaleão, em parceria com a Filmes de Bananola. O patrocínio é do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL); da Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude; e do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa. A 2ª edição do Festival de Cinema de Arapiraca dispõe de recursos do VI Edital de Incentivo à Produção Audiovisual de Alagoas – Prêmio Pedro da Rocha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *