A CURADORIA

WhatsApp Image 2023-08-04 at 14.56.01

Roseane Monteiro

Roseane Monteiro é doutoranda em História pela UFSC e bolsista CNPQ. Bacharela, especialista e mestra em História pela UFAL. É membro do Mirante Cineclube e associada da Apan (Associação dxs Profissionais do Audiovisual Negro). Compôs a curadoria da Mostra Sururu de Cinema Alagoano, do Festival de Cinema de Arapiraca, Festival Revoada de Cinema  e Festival Aqualtine de Cinema e Afrofuturosmo e é uma das idealizadoras e curadoras da Mostra Quilombo de Cinema Negro e Indígena. Realizadora em audiovisual, está com o curta Projeto de Doutorado.1 como seu trabalho atual.

Marina Bonifácio

Marina Bonifácio é uma mulher travesti, cineasta e atriz formada pela Escola Técnica de Artes da UFAL. Desde 2023, idealiza e produz o Ateliê Xica Manicongo de Cinema. Na curadoria, integrou comissões de seleção no Festival Revoada de Cinema e na Mostra Sururu de Cinema Alagoano. Em 2024, integrou o Júri Jovem da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes e recebeu o prêmio pelo Melhor Projeto de Curta-Metragem com ‘Guindastes’ na categoria Pitchings do 17º Festival Visões Periféricas.

Nivaldo Vasconcelos

Artista em múltiplas linguagens, atua em diversos cenários e mídias. Escritor do livro EMBOLADOS publicado pela Imprensa Oficial.  Como Diretor audiovisual fez diversos projetos e filmes, entre eles os premiados MWANY (2013), NOTURNA (2014), A GENTE NÃO COMBINA COM ESSA SALA (2014), À ESPERA (2016), TERESA (2017). Como diretor de teatro, atuou em VOLANTE (2015), JACOBINE (2018-2019) e MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO ( 2021), todos espetáculos do coletivo teatral do qual faz parte, o Coletivo Volante de Teatro. Como artista visual já trabalhou para diversos projetos focados em cultura e espetáculos, emprestando seu olhar para desenvolvimento estético e visual destas obras.

Vitor Sousa

Natural de Salvador-BA, Vitor Sousa é escritor e roteirista radicado em Arapiraca-AL, onde atuou como professor de Ensino Religioso na rede municipal. Vencedor do Prêmio “Tertúlia Narrativa” (DiaLAB Festival 2023) e premiado com Menção Honrosa no XI Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre (FRAPA 2023), na categoria Piloto de Série com o projeto “Ninja Bráu”. Tem se dedicado a contar, através da ficção ou documentário, histórias afro-centradas e representativas das populações periféricas brasileiras. Bacharelando em Artes pela UFBa, graduado em Teologia e pós-graduado em Psicanálise. Em 2020, foi selecionado para o Laboratório de Narrativas Negras e Indígenas com o projeto “Ninja Bráu”, sendo convidado a integrar a turma da “Oficina de Autores e Roteiristas” da TV GLOBO logo em seguida. É autor dos livros “Sonhos que Vimos Juntos: aproximações entre Psicanálise e Cinema” (2015) e “Igualmente Diferentes” (2016). É roteirista das séries “Floradas” (2023), “Pequeno Gigante” (2020 / Prime Video) e “Meia-Lua Inteira” (2023 – em produção).

Clube 42

Clube 42 é um clube de Leitura e Cineclube que surgiu em 2021 com o intuito de incentivar e fomentar o hábito da leitura e o consumo de obras cinematográficas. Desde então tem se expandido e ocupado espaço dentro do meio cultural, desenvolvendo atividades no segmento num movimento pioneiro na cidade de Arapiraca.  Atualmente é moderado por 4 membros. Gilberto Ribeiro, farmacêutico e um dos criadores do clube. Jaiane Karoline, professora e menbra do clube desde sua formação. Kátia Barros,  arquiteta e uma das mediadoras dos encontros juntamente com Leonardo Dias, que é engenheiro e lida também com a parte de comunicação do clube,  especialmente as redes sociais.

Obrigado

Sua inscrição foi realizada com sucesso!